Compartilhe

Consórcio de Saúde

Publicado em 05/09/2014 às 15:17 - Atualizado em 11/08/2015 às 09:04

CONSÓRCIO DE SAÚDE             

Um dos braços da Associação dos Municípios da Região Serrana, a Amures, o Consórcio Intermunicipal de Saúde foi concebido para organizar os recursos disponíveis, e contratar de forma única, serviços voltados às carências dos municípios.

Idealizado por uma equipe coordenada pela administradora de serviços de saúde, Nalú Terezinha Júlio, o Consórcio de Saúde se transformou em modelo de gestão para Santa Catarina. De três serviços médicos especializados que prestava em 1997, quando nasceu, saltou para 32 em 2003.

Só em 2002, o Consórcio de Saúde foi responsável por cerca de 16 mil atendimentos médicos voltados aos 18 municípios que integram a Amures. Neste período, o Consórcio de Saúde viabilizou encaminhamentos de pelo menos 50 mil exames de saúde para as clínicas em Lages.

Da simples consulta, o serviço cresceu para áreas médicas como fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. A demanda expansiva de pacientes, obrigou o Consórcio de Saúde a firmar convênio com 22 clínicas da região. Por ano, o Consórcio de Saúde abre caminho para mais de 40 cirurgias cardíacas, à pacientes que precisariam aguardar meses na fila de espera do Serviço Único de Saúde, o Sus.

Procedimentos complexos, como cateterismo e angioplastia, são mais de 200 a cada ano. Os serviços conquistados pelo Consórcio de Saúde, já são referência no Estado. Entre cirurgias gerais, pediatria, ortopedia, oftalmologia, proctologia e ginecologia, em torno de 1.300 pacientes foram atendidos em 2002.

A compra de pacotes de serviços médicos, laboratoriais e cirúrgicos pelo Consórcio de Saúde, barateia os custos entre 25% e 30% apenas do que custaria um procedimento particular. A economia aos municípios passa de R$ 1 milhão ao ano. Dinheiro que é reinvestido na saúde na busca da qualidade de vida da população.

Atualmente, o Consórcio Intermunicipal de Saúde é presidido pelo prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânio Nunes Topanoti.

-------------------------------------------------------------------

Diretoria:

 

Presidente: Edelvânio Nunes Topanoti

Prefeito de Bom Jardim da Serra

Primeira Vice-presidente: Sirlei Kley Varela

Prefeita de Cerro Negro

 

Segundo vice-presidente: Arno Tadeu Marian

Prefeito de São José do Cerrito

Coordenadora Geral: Nalú Terezinha Júlio

 

O Consórcio

 

   É uma parceria entre os municípios da região da Amures, que funciona desde o dia 18 e Setembro de 1997, para realizar ações e compras conjuntas, buscando reduzir custos na compra dos serviços especializados que o SUS - Sistema Único de Saúde - não disponibiliza na região da Amures.

Qual é o objetivo do Consórcio?

Organizar os serviços ja existentes e contratar, de acordo com as necessidades de cada município, os serviços especializados a fim de que todos os pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS tenham acesso e o município possa comprar por menores custos possíveis.

Quais as especialidades disponíveis através do Consórcio - CIS - Amures?

- Acupuntura

- Angiologia

- Cardiologia

- Cirurgia Geral

- Cirurgia Pediátrica

- Dermatologia

- Endocrinologia

- Fonoaudiologia

- Gastroenterologia

- Ginecologia/Obstetrícia

- Hematologia

- Nefrologia

- Neurologia

- Neurocirurgia

- Nutrição

- Oftalmologia

- Ortopedia

- Otorrinolaringologia

- Pediatria

- Pneumologia

- Proctologia

- Psicologia

- Psiquiatria

- Reumatologia

- Terapia Ocupacional

- Urologia

- Quiropraxia

 

Qual a população a ser atendida?

 

   Toda a população usuária do Sistema Único de Saúde que reside na região da Amures, que totaliza 95% da população. Todas as pessoas a serem atendidas devem ser encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Quem paga os serviços realizados através do Consórcio?

A prefeitura de cada município, através do Fundo Municipal de Saúde, enviado pelo governo.

Quem libera as consultas e exames especializados?

O secretário municipal de Saúde de cada município, de acordo cm o orçamento de cada prefeitura.

 

Municípios atendidos

   Anita Garibaldi; Bocaina do Sul; Bom Jardim da Serra; Bom Retiro; Campo Belo do Sul; Capão Alto; Celso Ramos; Cerro Negro; Correia Pinto; Frei Rogério; Lages; Otacílio Costa; Painel; Palmeira; Ponte Alta do Sul; Ponte Alta do Norte; Rio Rufino; Santa Cecília; São Cristóvão; São Joaquim; São José do Cerrito; Urubici, Urupema e Vargem



Rua Otacílio Vieira da Costa, 112, Centro, Lages - SC
CEP: 88501-050