(49) 3224-4800 amures@amures.org.br


Urupema

* Com a denominação de Santana, Urupema foi fundada por Manoel Pereira de Medeiros. Sua data de fundação é datada de 25 de março de 1918. A escolha do nome foi homenagem a Santa Ana, a qual o fundador muito venerava.

* Pela Lei número 170, de 27 de outubro de 1923, foi criado o Distrito de Santana, cuja instalação ocorreu em 14 de julho do ano seguinte. Pelo Decreto de Lei Federal, Santana foi elevada a categoria de vila.

* A mudança do nome de Santana para Urupema, deve ter ocorrido em fins de 1943, através de um decreto do ministro dos transportes, à época, responsável pelo Correios e Telégrafos, já que havia uma outra localidade com o mesmo nome (mais antiga), o que provocava confusão da remessa e entrega de correspondências.

* A sonhada emancipação político administrativo ocorreu em 4 de janeiro de 1988, com terras desmembradas de São Joaquim.

Informações Gerais:

População: 2.527

Área: 278,7 Km²

Economia advêm da atividade agropecuária com produção de maçã, batata-semente e morangos. Destaque também para produção de tulipa, lírio, narciso e palma, além da produção orgânica e pecuária de leite e de corte.

Eventos: Festa da Truta e Festa da padroeira, Santana.

Morro das Torres, um dos pontos mais altos do Estado.

Rios povoados por trutas.

Freqüente a ocorrência de neve e geadas durante o inverno.

 

Dados do Município

Informações Turísticas

Site do Município



Associação dos Municípios da Região Serrana
Rua Otacílio Vieira da Costa, 112 Lages - SC
CEP: 88501-050
Fone / Fax: (49) 3224-4800
E-mail: amures@amures.org.br