(49) 3224-4800 amures@amures.org.br


Rio Rufino

* A origem do nome do município é datada de 1905, quando o agricultor, Rufino Pereira, morador da localidade de Cedrinho, hoje Urupema, fazia suas plantações na Serra dos Pereiras, às margens dos rios, onde as terras eram mais férteis e o clima mais favorável às plantações.

* O sobrenome dos primeiros exploradores, resultou na origem do primeiro nome do município, "Serra dos Pereiras".

* Posteriormente o município passou a se chamar Rio Rufino, em função da dita família de pioneiros.

* Os fundadores da vila de Rio Furino foram, José Serafin dos Santos e Osório Pereira de Medeiros.

* Em 29 de dezembro de 1957, teve origem o Distrito de Rio Rufino.

* Em 12 de dezembro de 1991, pela Lei de emancipação número 8.491, foi criado o município.

Informações Gerais:

População: 2.405

Área: 333,6 Km²

Capital Nacional do Vime

Economia sustentada na produção de vime, fumo, milho, fruticultura com destaque à maçã, pêssego, pêra e caqui. Intensa pecuária de corte e leiteira.

Potenciais Turísticos: Cascata da Serra, Cascata do Rio do Tigre, Cascata da Fábrica, Caverna do Rio do Leste, Morro do Campo, com 1.700 metros de altitude. Salto do Rio Rufino.

Padroeira: São Bom Jesus.

Festa Nacional do Vime.

Intensa produção de artesanato a base de vime.

 

Dados do Município

Informações Turísticas

Site do Município



Associação dos Municípios da Região Serrana
Rua Otacílio Vieira da Costa, 112 Lages - SC
CEP: 88501-050
Fone / Fax: (49) 3224-4800
E-mail: amures@amures.org.br